Dr. Audinei C. Neves

Col_AldineiGd

Dr. Audinei C. Neves

Fisioterapeuta

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Imprimir

Você sabia que a sua saúde começa pelos pés?

Dr. Rafael Rocha Schmid, fisioterapeuta

Diariamente utilizamos algum tipo de calçado, seja no trabalho, na prática de esportes e em outras finalidades. O que poucos sabem é que utilizando um calçado incorreto estamos sujeitos a adquirir algum tipo de problema. O tipo de pé e o tipo de pisada têm relação direta com algumas doenças que acometem os pés, e isso pode se refletir nos joelhos, quadris, coluna e, se pensarmos melhor, as complicações podem chegar até a cabeça.

Será que todos nós estamos expostos a esse estresse diário? Quando as pessoas vão a uma loja comprar algum tipo de calçado, sua escolha está principalmente voltada para a estética e em seguida o conforto. Mas será que esse conforto é realmente benéfico para a saúde? O correto é conhecermos os nossos pés e cuidar para que eles não se tornem os vilões de algumas doenças ocasionadas pelo uso inadequado do calçado.

Com isso, existe um equipamento chamado BAROPODOMETRIA ELETRÔNICA, capaz de identificar o tipo de pisada e suas correlações com determinadas doenças, como esporão no calcanhar, artroses e tendinites. EX: a pisada supinada (pisada com a parte lateral dos pés) pode aumentar o desgaste da patela ou rótula nos joelhos, doença conhecida como Condromalácia Patelar. O exame identifica ainda, postura, pontos de maior pressão nos pés (responsáveis pelas calosidades), equilíbrio e auxilia na conduta do tratamento, seja ele através de palmilha ou de outra forma.

Se você corre apenas por prazer, ou trabalha utilizando um calçado por muitas horas e já sente algum tipo de dor nos pés, joelhos, quadril e coluna é indicado procurar um fisioterapeuta. De antemão, é bom lembrar que a prevenção sempre é o melhor caminho.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar